Os livros são casas livres onde as palavras se cruzam para mostrarem os sentidos que têm e que usam. Os livros são tão livres como a nossa liberdade, seja na areia da praia ou na biblioteca da cidade, porque sempre que se abrem dizem o muito que sabem só para nos dar felicidade.
José Jorge Letria Poema ler doce ler
DIRETORA DA ESCOLA
A mala do saber possibilitou transformar a leitura em um encontro com a fantasia. Este momento do encontro da mala com o leitor passou a ser esperado pelos alunos com entusiasmo pois a curiosidade foi aguçada para a descoberta. Uma ferramenta à mais para o professor que pode transformar e inovar.
Anelise Poffo
COORDENADORAS DO PROJETO
Elisabete Regina Tavares Sell
A Mala do Saber faz com que a leitura seja o despertar dos sonhos, propiciando o conhecimento de uma forma prazerosa de ler. E torna a leitura uma atividade curiosa onde os alunos se perdem no mundo mágico da fantasia, ampliando horizontes e vencendo fronteiras.
Silvana Teresinha Gomes
A mala do Saber é mais um instrumento para aguçar o gosto pela leitura, em sua essência ela guarda muitas surpresas. Quando aberta podemos viajar por diversos lugares e épocas, sonhar, divagar e até vivenciar. Cada vez que ela chega em nossas salas de aula, os alunos a recebem como um baú que guarda um grande tesouro que os encanta a se apaixonarem ainda mais pelos livros.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO - HILDA M. W. DE ALMEIDA E LUZIA R. HAMMES
MAIS DO QUE CRIAR O HÁBITO DA LEITURA É CRIAR O DESEJO DA LEITURA POR PRAZER.
Para atingir esta meta são desenvolvidos projetos na escola. Os resultados têm nos mostrado que é possível fazer dos alunos, bons leitores. No contato com a mala do saber o aluno vê a leitura não como uma obrigação, mas sim como uma grande descoberta de prazer e entretenimento. Importante que o material apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade. É uma grande festa. Servindo de referência para a turma o professor é fundamental nesse processo, sendo o mediador entre o aluno e o livro. Trabalhar projetos que previlegiam a leitura na escola, é desenvolver no aluno a capacidade de pensar e crescer que serve para a contribuição de cidadões que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questionam e a transforma.